27 abril 2011

Senac Moda Repaginado

Mudanças são sempre bem-vindas e o Senac São Paulo provou isso. O novo local, Palácio das Convenções do Anhembi, propiciou maior conforto, espaço para circulação e exposição de produtos. Fast Colours foi o tema escolhido para apresentar o Verão 2012. Destaque para as banquetas e os guardanapos coloridos: pink, roxo e laranja, absolutamente trendy! E claro, o brigadeiro de colher...um néctar!!! O ponto alto foi a palestra do arquiteto belga Michel Penneman, idealizador do Hotel Pantone, em Bruxelas, que foi reconhecido com um dos mais belos projetos arquitetônicos de 2010. Penneman mostrou como a cartela de cores permeia múltiplos universos criativos e que foi a partir de uma bolsa que concebeu o projeto do hotel. Genial!


Mas o motivo deste post é a palestra sobre o nosso tema preferido: lingerie. E partindo da premissa que lingerie é glamour   e mesmo as peças day-by-day precisam ter um certo charme, foi frustrante assistir a pesquisa se limitar a Victoria's Secret e a outras marcas que, apesar de conhecidas sabemos que não são lançadoras de tendências e se preocupam com o que vendável. Nada contra - até porque todos nós precisamos faturar para gerenciar os negócios - mas num evento onde o próprio slogan é 'moda informação', o segmento de lingerie é infinitamente mais próspero do que foi apresentado. Sem mencionar o loungewear... Voltando às marcas pesquisadas, a Calvin Klein sempre trabalha 'variação sobre o mesmo tema'; idem para Gap, Oysho, Tommy Hilfiger. São marcas de grande prestígio nos segmentos urban e jeanswear, porém as coleções lingerie e underwear servem como um 'plus' nas lojas para agregar as vendas. Já a marca espanhola Women Secret e a francesa Etam são especialistas no assunto, porém o que foi mostrado ficou a dever aos lançamentos das mesmas. E a Victoria's Secret se notabiliza pelo show anual mas durante o ano as coleções apresentam poucas novidades: é sempre mais do mesmo. Repito, é importante mostrar e analisar o varejo, todavia, como mais uma fonte de informação e não a única. A minha expectativa num evento sobre lingerie, seja desfile ou palestra é ver peças que      me encantam e não simplesmente, o básico do básico. E acredito que seja assim com as pessoas presentes, pois também sabemos que a maioria não viaja e tem no evento sua principal fonte de informação para planejar e definir suas coleções. Como o tema lingerie não é abordado na edição de inverno, haja criatividade!